sexta-feira, 3 de julho de 2009

Centro de Carneirinhos? Aberração total!



A nossa história nos permitiu até mesmo mudarmos o nome de nosso município. Até o final dos anos 1970, quando Carneirinhos ainda engatinhava como o próspero bairro que se formaria anos depois, pólo comercial da região do Médio Piracicaba, tudo girava em torno da Usina da Belgo-Mineira. Clubes sócias e recreativos, escolas, comércio, cinema, bares etc. Mas, já naquela época, quando nos deslocávamos de bairros para irmos ao centro da cidade, usávamos a seguintes expressão; “eu vou lá em Monlevade”, como se Monlevade fosse um outro bairro e não o nome do município. Pessoas que moravam em outras cidades diziam muitas vezes: “fui lá em Carneirinhos e como o lugar cresceu! Está maior que Monlevade”. Coisas desse tipo, ou seja, a impressão que se tinha era de que os extremos haviam se dividido em dois municípios distintos.

Pois bem, mas ainda hoje cometemos esses deslizes através das expressões. Os próprios jornais, em suas matérias, cometem a seguinte aberração: “o fato ocorreu na área central de Carneirinhos”. Como, área central de Carneirinhos? Carneirinhos, afinal, é a área central de João Monlevade. Ou ainda: “no centro comercial de Carneirinhos”. Outra redundância.

Mas, como somos uma cidade atípica, de costumes voltados à cultura européia, desde os tempos do pioneiro Jean Monlevade e do pai da siderurgia Dr. Louis Jaques Ensch, aqui tudo pode. Até dividir Carneirinhos de João Monlevade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário