quinta-feira, 9 de abril de 2009

O começa e as histórias


 

Pois bem, nasceu então o “A Notícia”, primeiro jornal a circular em Monlevade semanalmente, sempre às sextas-feiras. Para minha felicidade e insistência – já que era cismado a escrevinhador – sete meses depois, ou seja, precisamente em 4 de novembro daquele ano de 84, participava da equipe, junto ao amigo e hoje responsável pela área de Comunicação da ArcelorMittal, João Carlos de Oliveira Guimarães, do cahrgista Nem e do editor de esportes Maurício Reis. E dali em diante, só histórias.

 

 

Quantas noites mal dormidas nas terças-feiras. Isso, porque naquela época não havia computador e nada era digitalizado. Era máquina de datilografia (de escrever) mesmo e as edições eram fechadas às terças-feiras para circular na sexta. Porque não havia como mandar o jornal para a gráfica na quinta para ele circular na sexta. E era impresso em Governador Valadares. Mandávamos apenas as laudas com as matérias, as fotografias e a “boneca” da edição, pois o processo de diagramação e arte final era todo feito na própria gráfica, portanto o tempo tinha de ser maior para ser entregue. E todas as madrugadas de quinta para sexta-feira lá ia o Márcio, com sua Brasília velha, buscar o jornal, na parada da Gontijo que, na época, era no posto do Hotel Apolo, em Nova Era, e não no Cinco Estrelas. Depois foi impresso na gráfica do Diário do Comércio, em Belo Horizonte. Aí era melhor, porque a edição era fechada nas tardes de quintas-feiras. E quantas viagens eu mesmo fiz, e deixava BH no meio da madrugada de sexta-feira para que o exemplar fosse entregue cedinho nas casas dos assinantes e nas bancas. E isso durou anos, até que chegamos ao tempo da informática.

 

 

Pois bem, mas foram muitas histórias de uma equipe de profissionais capacitados, e todos práticos, à exceção do jornalista responsável, o excelente profissional Fabrício Salomé. E, só para citar alguns, começamos pelo João Carlos, Geraldo Magela, Maurício Reis, Nem, Cacá, Nininha, Ivan Passos, o saudoso Heber Passos, Dalton, Lucilene, Selma, Mara (grande diagramadora), a simpática secretária Marta, Gustavo Domingues, Chico Franco (grande editor), Dôra Pesce, saudoso Waltinho Horta, Mário Paciência, Manoel e tantos outros. Portanto, parabéns ao Márcio Passos e à equipe atual pelo sucesso e pelo fato de jornal “A Notícia” ter sido uma grande escola para todos nós, profissionais da imprensa no Médio Piracicaba.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário