sexta-feira, 3 de abril de 2009

Rio e Minas no Aniversário de Monlevade



Rio e Minas no Aniversário de Monlevade

 

Em Monlevade tudo se faz em abril. Até a cidade, que sempre andava suja, de cara feia, ganha uma nova textura, com os meio-fios pintados, a grama das praças aparada e as nossas vias chegam a receber de presente boas vassouradas. Mas é também em abril que os shows acontecem.

 

 

Felizmente, este ano não teremos durante a programação de aniversário da cidade aquelas benditas porcarias sertanejas, mas sim o bom samba de raiz e a nata da MPB, inspirada nas Gerais. E parabenizo à iniciativa do pessoal da Fundação Casa de Cultura e da Prefeitura, em se trazer para Monlevade dois shows musicais de boa qualidade: Jorge Aragão, cria do Cacique de Ramos e do Grupo Fundo de Quintal; e de Flávio Venturini, gente da nata musical brasileira e que também tem sua história pelo Clube da Esquina. Com certeza, duas ótimas opções para quem gosta da boa música.

 

 

Abrindo um parêntese, irei dar meu pitaco e discordar de uma matéria publicada hoje no jornal "A Notícia", quando se escreveu que Venturini foi um dos idealizadores do Clube de Esquina, porque não o foi.  O Clube foi fundado pelos artistas Milton Nascimento e os irmãos Lô e Márcio Borges, ali no bairro Santa Tereza, em BH, na esquinas das ruas Divinópolis com Paraisópolis, no ano de 1972. Uma irmandade unida no interesse por música, política, amizade e uma cachacinha das boas.  Depois fizeram parte do grupo outros músicos, entre eles Marilton Borges, Toninho Horta, Wagner Tiso, Beto Guedes e Tavinho Moura.. Flávio Venturini foi um convidado especial para alguns espetáculos e teve gravada a canção “Nascente”, em parceria com Murilo Antunes, gravada no disco “Clube da Esquina 2”, em 1978.. O cantor e compositor mineiro foi sim um dos fundadores do Grupo 14-Bis, ainda fazendo sucesso. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário